Início » Legalização de Empresas » Passos para o Autônomo legalizar sua empresa

Passos para o Autônomo legalizar sua empresa

Afinal, quais os passos necessários para o autônomo legalizar a sua empresa?

Trabalhar legalizado tem muitas vantagens; para o autônomo que trabalha sozinho, evitar problemas com a justiça já ajuda e muito para fazer o seu negócio prosperar.

Vamos ver como o autônomo pode fazer para legalizar sua empresa!?


Passos para o autônomo legalizar sua empresa

Acompanhe como o empreendedor pode ficar em dia com as obrigações legais e ter mais condições de potencializar o lucro do negócio.


Passo 1 – Escolha do tipo de empresa

Para começar é necessário escolher um tipo jurídico. Os formatos mais comuns para autônomos são:

  • Microempreendedor individual, o famoso MEI: é o modelo mais simplificado, mas possui restrições. Por exemplo, o faturamento anual é de R$81mil e só pode ter um colaborador registrado;

  • Empresário Individual (EI): neste caso, as limitações são poucas, mas as responsabilidades do empresário não são limitadas ao capital. Seu Contador pode esclarecer mais sobre isso para você.

  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): não há valor estimado de capital mínimo. Além disso, a responsabilidade é limitada, ou seja, de forma resumida, bens do sócio separado dos bens da empresa.

É muito comum nesta fase surgirem dúvidas técnicas, mas não se esqueça… O profissional ideal para te ajudar é o Contador. Melhor ainda se for de sua confiança. Se não tiver um, entre em contato conosco, pois temos muitos clientes que são profissionais excelentes para te indicar.

Aqui você pode aprender mais detalhes sobre as diferenças dos tipos jurídicos


Passo 2 – Inscrições e registros

Agora, é hora de inscrever e registrar a empresa nos principais órgãos para que os documentos da empresa existam e fiquem regulares.

  • Registro na Junta Comercial

É necessário registrar a empresa na Junta Comercial do seu estado. Além disso, em alguns estados isso pode ser feito pela internet. É necessário apresentar ou enviar:

  1. Documentos pessoais dos sócios;
  2. Contrato social;
  3. IPTU;
  4. Preencher o formulário padrão.

  • Obtenção do CNPJ

O CNPJ é obtido através do preenchimento do DBE na Receita Federal. Este formulário deve ser feito em conjunto com o passo anterior feito na Junta Comercial.

  • Alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é obtido na prefeitura de sua cidade, normalmente basta levar os documentos de constituição de sua empresa, documentos pessoais e informar o local de funcionamento do estabelecimento, por exemplo.

Se você for de São Paulo isso pode te ajudar… Como emitir o Alvará de Funcionamento em SP!?

E então? Foram muitas informações né!?

Se já tiver um Contador no seu time, nos recomende a ele. Temos profissionais qualificados para entregar a sua empresa pronta, e além disso, ele é a pessoa certa para conferir se tudo esta de acordo.

Mas se você for o contador, não perca tempo! Conheça nossa gama de serviços e entregue ainda mais valor ao seu cliente.

Fale conosco e deixe a gente mostrar como vamos te tornar mais eficiente!

Se torne parceiro da Hasa Documentos e deixe o trabalho pesado da burocracia com a gente.