O MEI por ser uma modalidade de abertura de empresa simples, muitos pequenos empresários acabam optando por esse modelo. Mas, precisa de Contador? Como fazer a Contabilidade do MEI?
Hoje, mais de 70% das empresas ativas no Brasil são do tipo MEI (Microempreendedor Individual), segundo a Secretaria de Competividade do Ministério da Economia.
Essa modalidade de empresa é bastante atrativa para o empreendedor que está atuando na informalidade e precisa regularizar seu negócio. Vamos a mais detalhes…
O que é um MEI? Quais as vantagens?
O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade de empresa criada pela Lei Complementar 128/2008, que permitiu que os autônomos pudessem formalizar seu negócio de uma forma mais simplificada e vantajosa.
E para se enquadrar na categoria MEI, é necessário:
- Ter faturamento no máximo de R$ 81 mil por ano (Atualização 2022);
- Não ter sócio no negócio;
- Contar somente com 1 funcionário;
- E estar entre as atividades permitidas do MEI.
Sobre os benefícios de ser um MEI, podemos listar:
- É possível emitir notas fiscais, tornando o negócio mais competitivo;
- Pagar impostos reduzidos, por meio de uma única guia;
- Facilidade para obtenção de crédito e abrir conta bancária;
- E ter benefícios da Previdência Social, como aposentadoria, auxílio-doença e outros.
O MEI precisa de Contador?
A resposta teórica é não, porém na prática é necessário fazer a contabilidade e pagar os impostos do negócio corretamente.
Pela legislação quem é MEI não precisa fazer serviços de escrituração e não precisa ter livro caixa. Mas o empreendedor precisa estar com os dados do faturamento em ordem para proceder com a contabilidade do negócio.
Percebemos que por lei, o MEI não é obrigado a ter um Contador como as outras modalidades de empresa. Mas tanto ao empreendedor quanto ao Contador existem muitas vantagens em fechar este tipo de serviço, vamos saber quais…
Como fazer a Contabilidade do MEI?
Para fazer a contabilidade do MEI é preciso estar com as contas da empresa separadas das contas pessoais. Além disso, é necessário estar com os dados de faturamento em dia para fazer os lançamentos.
Por isso, é sempre bom o Contador auxiliar nesse quesito para começar a efetuar a contabilidade mensal e não errar com os processos financeiros, evitar enviar declarações erradas ou cair em outras armadilhas.
Vamos lá, dentre algumas dicas para fazer a Contabilidade do MEI, estão:
I – Relatório mensal das receitas brutas e entrega da Declaração Anual do MEI
Manter o relatório mensal do faturamento atualizado é primordial para a entrega da Declaração Anual do MEI.
É sempre importante ter alguém com a responsabilidade para fazer os lançamentos financeiros pois assim conseguirá entregar a Declaração obrigatória sem erros e na data estipulada pelo governo.
II – Envio do imposto mensal
O imposto mensal do MEI é conhecido como DAS e o seu vencimento é todo dia 20 de cada mês. Vale lembrar, que mesmo se o MEI não estiver em funcionamento o imposto é gerado todos os meses e precisa ser pago.
Além disso, o não pagamento desse imposto impossibilita esse pequeno empresário de adquirir os benefícios do INSS.
Então cabe a você, Contador, enviar as guias todos os meses e manter o seu cliente informado sobre esses pontos importantes.
III – Acompanhamento do crescimento
Como foi informado acima, o MEI pode faturar até R$81mil anualmente e, além disso, registrar apenas um funcionário.
Se o empreendedor ultrapassar esses limites estabelecidos é necessário fazer a alteração para outro tipo jurídico.
Por isso, podemos dizer que o principal motivo da Contabilidade do MEI é esse acompanhamento de perto pelo Contador ou sua equipe.
Esses profissionais irão acompanhar esse crescimento e, logo após, no tempo correto efetuar essa alteração para não ocorrer problemas.
E onde a Hasa Documentos pode te ajudar?
Fazemos qualquer tipo de registro relacionado ao MEI, inclusive esta alteração do tipo jurídico. Você cuida de acompanhar esses limites, quando chegar a hora de mudar para outra categoria conte com a gente.
Processos burocráticos e operacionais levam tempo, principalmente de aprendizado além da energia que poderia ser empregada em outros assuntos estratégicos do seu escritório.
Acompanhe de perto os seus clientes! Talvez já tenha um cliente MEI que está ultrapassando esses limites estabelecidos por lei. Por isso, não deixe que ele se complique…
Terceirize o departamento Legal do seu escritório com os custos correlacionados diretamente com sua demanda. Nossa equipe está aqui para te ajudar. Fale conosco.