Como conseguir Inscrição Estadual (IE) em São Paulo? É essa sua dúvida? Fique conosco nessa leitura!
Ao começar um negócio, é necessário realizar alguns processos para obter a sua legalização e ficar em dia com os deveres legais.
E alguns desses processos é a Inscrição Estadual, onde é obrigatória para todo contribuinte do ICMS. Essa inscrição deve ser obtida no início, assim que a empresa for ser aberta.
Não sabe o que é esse tipo de Inscrição!?… Vamos a mais detalhes.
O que é a Inscrição Estadual?
A Inscrição Estadual é atribuída aos contribuintes de ICMS, a qual permite emitir notas fiscais de vendas de mercadorias, entre outras.
Essa inscrição é necessária para quem vai atuar no ramo de comércio, indústria e transporte.
Em São Paulo, pode ser feita a consulta pública dos Contribuintes de ICMS do Estado no CADESP, que traz os dados e outras informações dos empreendimentos que têm inscrição estadual.
Qualquer pessoa, principalmente, você Contador, pode acessar esse portal e fazer uma consulta ao cadastro do ICMS de certa empresa.
Em quais casos requer o pedido de Inscrição Estadual (IE)?
Os casos que requer a IE, são estes:
- No início da abertura de uma empresa;
- No caso de uma transformação na atividade, devido a uma fusão, incorporação ou cisão de uma empresa, pois pode ser necessário alterar o objeto social;
- Ou quando tiver mudanças no CNAE do negócio.
Como conseguir a Inscrição Estadual em São Paulo?
Para conseguir a inscrição estadual em São Paulo, depois de estar com o CNPJ da empresa, deve acessar o site da Secretaria da Economia de São Paulo para pedir a inscrição.
Feito isso:
- Acesse o portal REDESIM, que é área para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e negócios;
- Procure o Link: Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva No Estado para estabelecimento já inscrito na RFB;
- Digite o CNPJ e acompanhe o pedido – Atenção: Este acesso precisa ser do Representante da empresa na Receita Federal.
Mas se for o caso de um Microempreendedor Individual (MEI), ele poderá pedir a Inscrição Estadual no site do Portal do Empreendedor. Neste caso, o processo é mais simples e rápido.
Quer mais detalhes de como funciona o MEI!?… Saiba tudo sobre o MEI.
Se sua dúvida for sobre o Alvará de Funcionamento… Te ajudamos nesse artigo – Como emitir o Alvará de Funcionamento em São Paulo.
Ainda tem dúvidas sobre a emissão da Inscrição Estadual em São Paulo e quer evitar problemas futuros!? Converse com algum de nossos especialistas. Fale conosco!
Não faça esse processo com dúvidas! Foque nas suas atividades estratégicas e deixe essa parte por nossa conta.
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E se você for empreendedor, nos indique ao seu Contador nesse processo para o seu comércio.