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Toda empresa é obrigada a ter a Licença de Bombeiro?

A questão da licença do Corpo de Bombeiros é frequentemente levantada quando se trata de segurança no ambiente de trabalho e proteção dos colaboradores, clientes e patrimônio.

Muitos profissionais se perguntam se toda empresa é obrigada a obter essa licença, bem como quais são os procedimentos necessários para a sua obtenção.

Neste artigo, mostraremos as informações necessárias sobre este documento. Vamos a mais detalhes…

Licença do Corpo de Bombeiros e sua importância

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento emitido pela instituição do Corpo de Bombeiro de sua região que atesta que o estabelecimento está em conformidade com as normas de segurança contra incêndio e pânico.

A obtenção do AVCB não é apenas uma obrigação legal, mas também uma medida essencial para garantir a segurança de todos que frequentam o local.

Veja também| Quem precisa do AVCB em São Paulo?

Obrigatoriedade da Licença do Corpo de Bombeiro

Sobre a obrigação de ter a licença do Corpo de Bombeiros, isso varia de acordo com a legislação estadual e municipal de cada localidade e outros fatores.

No entanto, em muitos estados e municípios, a obtenção do AVCB é exigida para empresas e estabelecimentos conforme esses critérios:

  • Possuir estabelecimento fixo e/ou atividade comercial;
  • Ter um determinado número de público (funcionários e visitantes);
  • Armazenar substâncias inflamáveis ou explosivas;
  • Funcionar em locais de grande concentração de público, como shoppings, teatros, casas de espetáculos, entre outros;
  • Operar em edificações de grande porte ou com sistemas complexos de prevenção e combate a incêndio.

Procedimentos para obtenção do AVCB

Os procedimentos para obter o AVCB podem variar, mas geralmente envolvem os seguintes passos:

  • Projeto Técnico: O primeiro passo é elaborar um projeto técnico de prevenção e combate a incêndio, que deve ser submetido ao Corpo de Bombeiros para análise.
  • Vistoria Técnica: Após a aprovação do projeto, uma vistoria técnica é realizada no estabelecimento para verificar se as medidas de segurança foram implementadas conforme o projeto.
  • Análise Documental: Além da vistoria, são analisados documentos relacionados à segurança, como laudos de sistemas de combate a incêndio, treinamento de brigadistas, entre outros.

E se todas as exigências forem cumpridas, o Corpo de Bombeiros emite o AVCB, atestando que o estabelecimento está em conformidade com as normas de segurança.

Onde emitir a Licença do Corpo de Bombeiros

A licença do Corpo de Bombeiros é emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado ou município onde a empresa está localizada.

É fundamental entrar em contato com essa instituição para obter informações sobre os procedimentos, prazos e requisitos exigidos para a obtenção do AVCB.

Nós da Hasa Documentos podemos fazer todo esse procedimento legal. Fale conosco! 

Por fim, a licença AVCB pode ser uma obrigação legal e é uma medida essencial para garantir a segurança de todos que frequentam um estabelecimento comercial ou industrial.

Embora os critérios e procedimentos possam variar de acordo com a localidade, é vital que você esteja ciente da necessidade de obter essa licença.

Aproveite e conheça nossas soluções a respeito desse tipo de licença e outras. Deixe essa burocracia por nossa conta, acesse nossas soluções!

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