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Como renovar o Alvará do Corpo de Bombeiros em São Paulo?

Você sabe como renovar o Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB) em São Paulo?

Esse procedimento é necessário para que a empresa se alinhe ao que é exigido para funcionar de forma regular. Ter essa licença é essencial para a segurança das pessoas que transitam no local.

Vamos ver mais deste assunto e sobre como proceder ao renovar esse alvará!?


Quando fazer a renovação do Alvará do Corpo de Bombeiros?

O Alvará do Corpo de Bombeiros tem fundamento no Decreto 63.911/2018 que regulamenta as condições contra incêndio e de outras providências.

Esse alvará tem duração por tempo determinado, que varia de 1 a 5 anos, o que depende do tipo de atividade que a empresa exerce.

Atividades que envolvem maiores riscos têm um prazo menor para a renovação do documento.

Fique atento ao prazo para solicitação do AVCB para pedir a substituição antes do fim.

Vale ressaltar que quando há alterações no projeto ou na edificação do imóvel que já foi vistoriado, é preciso solicitar outro documento.


Por que é preciso renovar esse alvará?

É importante buscar a renovação do alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros por esses motivos:

  • O laudo mostra que a edificação está segura, ou seja, não há risco de incêndios evidentes;
  • É essencial para contratar um seguro predial ou industrial;
  • Evita a aplicação de multas pelas autoridades competentes, pois se a empresa não estiver regularizada, pode passar por penalidades.

E se o estabelecimento não tiver em dia com esse alvará, pode ser que haja a suspensão das atividades até resolver a pendência.

 

Saiba como renovar o Alvará do Corpo de Bombeiros em São Paulo

Para renovar o Alvará do Corpo de Bombeiros proceda assim:

  • Acesse o site do Corpo de Bombeiros de São Paulo;
  • Entre em Segurança contra incêndio;
  • Clique em Instruções para regularização;
  • Siga com as solicitações feitas pela página.

Outra opção é você procurar o posto de atendimento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) em sua cidade e solicitar a renovação dessa licença.

Depois que o estabelecimento receber a visita do vistoriador e a aprovação da vistoria for feita, o documento é emitido pela entidade no prazo de até 15 dias.

Lembre-se que se houver irregularidades no estabelecimento, os servidores irão solicitar adequações, em que a empresa terá um tempo determinado para atender.

Assim, abre-se um prazo para que a segunda vistoria seja feita no local.


O que é verificado pelo Corpo de Bombeiros no ato da vistoria?

Os servidores desse órgão, em visita ao estabelecimento, avaliam se os itens de proteção e segurança estão posicionados e instalados de forma apropriada.

Os demais itens analisados para a emissão do AVCB estão relacionados à existência de:

  • Portas corta fogo;
  • Iluminação e saídas de emergência;
  • Hidrantes;
  • Saídas de emergência;
  • Placas de sinalização;
  • Detectores de fumaça ativos.


Não se preocupe com isso!

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Veja também| Saiba quais são as licenças para atuar em São Paulo.

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