Início » Legalização de Empresas » Abertura de Empresa Digital na JUCESP – Como funciona?

Abertura de Empresa Digital na JUCESP – Como funciona?

Abrir empresa na JUCESP não é mais uma jornada interminável entre guichês.

A desburocratização está cada vez mais presente, as assinaturas de documentos foram substituídas pela autenticação através do certificado digital. Um atestado que traz segurança jurídica e confiabilidade ao contribuinte.

Essa diminuição da burocracia, que afetava o empreendedorismo, só foi possível com a modernização da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP)

Portanto, hoje registros de empresas de tipo Limitada, Unipessoal ou Individual já podem ser executados de forma online.

A descentralização do atendimento contribuiu para dar saídas aos numerosos autos, além disso, ganhamos tempo e agilidade nos processos de abertura de empresa no estado.

Hoje, diversos tipos de empresa podem ser constituídos online em São Paulo. Isso significa que é necessário apenas de acesso à internet e do certificado digital para executar esse procedimento.

Passo a Passo para Abertura na JUCESP

Foi criado o Portal Redesim, que é o sistema integrado que permite a legalização de empresas na Junta Comercial. Com essa ferramenta todos os processos são realizados em um único local. Vamos aos passos para a abertura de empresas na JUCESP.

I – Consulta da Viabilidade

O primeiro passo para registrar empresa no estado é chamado de Consulta de Viabilidade. Essa consulta é um formulário eletrônico preenchido no site da Junta Comercial, e é responsável por coletar as informações do empreendedor referente a empresa.

Essas informações serão avaliadas pelo órgão responsável, como estamos falando de São Paulo, será realizada pela Prefeitura da mesma. Esse passo é importante para verificar a possibilidade e validade do nome empresarial, além da adequação social e o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Após o preenchimento da Viabilidade um número de protocolo será liberado. Logo após a aprovação, esse protocolo será utilizado na próxima etapa.

II – Preenchimento do DBE

Nesse preenchimento será fornecido todas as informações que serão necessárias para a abertura efetiva da empresa.

Essas informações serão completadas apenas uma única vez, e estarão disponíveis para todos os órgãos envolvidos no processo.

Para nível de conhecimento, o DBE é o documento utilizado para execução de qualquer ato perante o CNPJ e serve para processos de tramitações da empresa.

III – Procedimento na Junta Comercial

O processo é todo eletrônico, caso o empresário possua certificado digital, a assinatura dos documentos poderá ser realizada via site. Em primeiro lugar, o certificado digital irá garantir a autenticidade da pessoa física que está solicitando a abertura.

Nessa etapa será necessário emitir a taxa e efetuar o pagamento. Após quitação dessas taxas se inicia o processo digital.

IV – Envio ao Órgão Competente

Deverá encaminhar todos os dados eletronicamente ao órgão competente, que nesse caso de abertura é na JUCESP.

Assim que todo o processo for acertado, a aprovação leva alguns dias úteis após o envio. Como resultado, a partir desse momento a empresa está apta para desenvolver a sua atividade empresarial.

Como facilitar o processo de abertura de empresa?

Se está em busca de uma empresa que possa cuidar dos serviços operacionais referentes à legalização no seu escritório, conte conosco! Oferecemos uma gama de serviços, todos realizados por especialistas no assunto, a fim de otimizar seu tempo.

Aqui na Hasa somos especialistas em legalização de empresas, na prática, lidamos com toda a burocracia para que você e o seu escritório possam focar na produtividade.

Fale com nossos profissionais!