Skip to content

Como obter o alvará de funcionamento de um bar?

O alvará de funcionamento de um bar, como o nome sugere, é necessário para que o empreendimento comece a funcionar dentro da regularidade.

É necessário estar atento à localização do estabelecimento, bem como atender a alguns requisitos para que essa autorização seja concedida. Vamos aprender mais deste assunto que tem algumas peculiaridades?

 

O que é o alvará de funcionamento?

O alvará de funcionamento é um documento que autoriza uma empresa a exercer sua atividade em certa localidade. Ele é emitido pela prefeitura local.

Esse documento é essencial para qualquer tipo de atividade empresarial. Por isso, vale ressaltar que a prefeitura de cada cidade que vai definir as normas de zoneamento urbano, bem como o código de posturas.

E para a emissão desse documento, o empreendimento precisa atender a alguns requisitos, os quais variam conforme a atividade econômica exercida.

Se tratando de um bar, saiba que cada cidade tem leis próprias que trazem os requisitos para ter o alvará de funcionamento.

 

Veja como obter o alvará de funcionamento de um bar

O alvará de funcionamento de um bar, ou que seja para um restaurante ou lanchonete, por exemplo, é solicitado na prefeitura local.

No caso de um bar, para a emissão desse documento, são averiguadas as condições do local de funcionamento e possível riscos ambientais para as pessoas que frequentarem o lugar, por exemplo.

E dentre alguns requisitos para obter o alvará de funcionamento, estão:

·        Licença sanitária: depende da Secretaria de Vigilância Sanitária da região; é obrigatória se o bar, por exemplo, for vender alimentos;

·        Licença do Corpo de Bombeiros ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB): essa licença é emitida pelo Corpo de Bombeiros de sua região. Ele mostra que seu estabelecimento possui as adequações necessárias para o estabelecimento funcionar com segurança.

Além do alvará de funcionamento, é necessário se atentar para a Resolução RDC 216/2004 que determina que bares, lanchonetes e afins precisam se adequar ao Regulamento de Boas Práticas, que permite o fornecimento seguro de alimentos e correlatos.

 

Quais documentos são necessários para ter o alvará de funcionamento?

Para a emissão do alvará de funcionamento de um bar são necessários esses documentos:

·        Planta do imóvel onde o bar irá funcionar;

·        Cópia do IPTU pago;

·        CNPJ do estabelecimento;

·        Cópia do comprovante de endereço dos sócios;

·        CPF e RG do responsável pelo empreendimento;

·        Contrato de locação ou escritura do imóvel, se for próprio.

 

Cuidamos dessa Alvará para você!

Aproveite e contate a Hasa Documentos que é especializada nesse assunto!

Obter esse alvará de funcionamento não é uma tarefa fácil, por isso não perca tempo com essa burocracia.

Não se preocupe com estas questões, a Hasa toma conta desse procedimento normativo para você, além de muitos outros serviços de legalização que precisar.

Acesse nosso contato agora mesmo!

 

Conheça nossos serviços!

Posts Recomendados

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp