Skip to content

Saiba tudo sobre o MEI

O MEI é para qualquer empresário ou autônomo? Como abrir um MEI?

Todos já ouvimos falar do famoso MEI, mas sempre tem aquele detalhe que não sabemos e por isso fizemos questão de escrever este artigo para você.

De antemão, ser um MEI pode com certeza ser uma opção interessante, mas para isso é preciso cumprir os requisitos. Acompanhe e aprenda mais!


Saiba tudo sobre o MEI

O MEI é uma oportunidade do pequeno empreendedor sair da informalidade.

Este tipo jurídico foi instituído pela Lei Complementar 128 de 2008, com o intuito de facilitar a atividade de quem trabalhava ou ainda trabalha de modo irregular.

Segundo o SEBRAE, com dados da Receita Federal, a adesão ao MEI é uma das maiores nos últimos 5 anos. Entre empresas abertas em 2020, mais de 2,6 milhões são MEIs.

Um dos motivos para a adesão ao MEI é a praticidade em que a empresa é aberta e formalizada.

Outro motivo é quanto à facilidade na hora de recolher o imposto, que é feito por meio de uma única guia. Ou seja, Você baixa o aplicativo, gera a guia (boleto) e não tem complicação.


Quem pode se tornar um MEI?

O MEI não aceita ter sócios no negócio, ou seja, trata-se de um único titular para assumir as responsabilidades e obrigações nessa modalidade.

Conheça outras modalidades para abrir uma empresa.

Dentre os requisitos para ser MEI, também temos:

  • O faturamento anual deve ser no máximo R$ 81.000,00 (Atualizado todo ano);
  • O empreendedor só pode contratar 1 (um) colaborador;
  • Quem exerce certas atividades intelectuais, tais como o médico, engenheiro, dentista, fisioterapeuta, psicólogos e advogados não podem ser registrados na modalidade.
  • O titular também não pode ter outras empresas abertas em seu nome e não pode ter parceria em outro negócio, seja como sócio ou administrador.
  • E para acabar, muita atenção… Nem toda atividade pode ser MEI. O governo sempre atualiza uma lista com as atividades permitidas que é obrigação do empresário pesquisar antes de fechar qualquer coisa.


O passo a passo para ser MEI

Veja o passo a passo para abrir um MEI.

  • Acesse o Portal do Empreendedor do Governo Federal;
  • Clique em Quero ser MEI;
  • Em seguida, clique em formalize-se;
  • Siga as instruções e vá preenchendo conforme a instrução do formulário;
  • Defina o tipo de atividade econômica a ser exercida, nome de fantasia e nome do local onde vai atuar;
  • Confira tudo, preencha a declaração do sistema virtual e finalize a inscrição.

Efetuado esse procedimento, já pode emitir o CCMEI, que é o certificado de condição de microempreendedor individual.

Com ele, há a comprovação da inscrição e o número do CNJP e de seu registro na Junta Comercial do seu estado. Outro registro que deve ser feito é a inscrição para emissão de notas, procure um Contador para te ajudar, pois esse processo depende de cada município.


Como o MEI pode ser bom para o Contador?

A maioria dos contadores quando se fala em empresas MEI, já sabem que o trabalho é bem simplificado, mas a responsabilidade ainda é a mesma, por isso normalmente não se interessam muito. Por outro lado se você é Contador saiba que existem algumas vantagens em prestar assessoria.

Ainda que o MEI não seja obrigado a ter uma contabilidade formal, existem demandas e serviços que a Contabilidade pode oferecer para ajudá-lo a prosperar. Declaração de faturamento, entrega da declaração anual, verificação do DAS, alteração de CNAEs bem como a emissão de notas fiscais são alguns exemplos.

Além de tudo isso, pode ser oferecido uma Assessoria complementar, auxiliando o empresário em suas principais dúvidas. Consequentemente, essa empresa tende a evoluir e se tornar um cliente maior e mais lucrativo para seu escritório.

Para finalizar, mostramos a você informações básicas sobre o MEI, um modelo empresarial simplificado que veio para facilitar a formalização de pessoas que trabalham de modo autônomo.

Se ainda possui dúvidas, converse com nossos especialistas. Temos uma equipe pronta e experiente para te atender. Fale conosco.

Aproveite para acessar a Hasa Documentos e conferir nossas soluções em legalização de empresas e muito mais.

Posts Recomendados

plugins premium WordPress
Depositphotos_321867522_XL 2

Fale com um de nossos especialistas.

Um especialista em legalização estará pronto para te auxiliar na sua demanda Paralegal