Skip to content

REDESIM São Paulo e Balcão Único: tire suas principais dúvidas!

REDESIM e Balcão Único: dois sistemas que vieram para desburocratizar, trazendo mais agilidade nos processos. Acompanhe com a gente e tire suas principais dúvidas a respeito destes sistemas.

Tudo começa com um relatório chamado “Doing Business” que é uma iniciativa do Banco Mundial com o objetivo de avaliar e fornecer medidas objetivas de regulamentações de negócios em 190 países.

Complicou!? Este relatório diz qual país é melhor ou pior para fazer negócios…

O Brasil ocupa hoje a 138º posição e estes sistemas tem como principal objetivo, melhorar nossa qualificação, aumentando a facilidade e velocidade em regulamentar uma empresa perante os órgãos públicos.

Com estas medidas é possível que em alguns casos as empresas possam obter o CNPJ de forma mais simplificada, melhorando o ambiente de negócios Brasileiro.

A Desburocratização nos processos de Legalização.

REDESIM o que é?

REDESIM significa Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, e é responsável pela formalização de qualquer tipo de registro. Seja Abertura, Alteração ou Cancelamento de empresas.

Além disso, esse sistema visa à redução da burocracia, pois é uma otimização dos sistemas utilizados antigamente.

Essa rede foi instituída pela Lei Federal 11.598/2007 e facilita a vida dos envolvidos, pois aperfeiçoa todo o processo de legalização como citado.

O sistema integra os processos de órgãos públicos por meio do protocolo de documentos que pode ser feito via internet em alguns casos.

E o Balcão Único?

O Balcão Único é um sistema do Governo Federal, focado na Abertura de Empresas. Com ele você possui de maneira simplificada as orientações necessárias para que tudo possa ser preenchido em um único lugar e o CNPJ ser adquirido da maneira mais rápida e simples possível.

Esse sistema reúne todas as etapas do processo de criação de uma empresa, tais como:
  • Viabilidade;
  • Documentos Básicos de Entrada;
  • Registo na Junta Comercial;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvarás, licenças e outras inscrições.
O Balcão Único funciona em parceira com o governo estadual e municipal também e essa união de esforços foi crucial para facilitar e trazer agilidade no processo de abertura de empresas.

Esse sistema gera a documentação obrigatória para a abertura de modo automático e virtual. A aprovação também é mais rápida, se comparado ao modelo tradicional de abertura de empresas.

Abertura Digital de empresa em São Paulo

Particularidades desse novo sistema

Todavia vale ressaltar que nem toda empresa pode ser aberta por esse meio, ou seja, pelo Balcão Único. Por exemplo, o contrato social que o empreendedor tem acesso é padrão e não pode ser customizado conforme as vontades ou necessidades dos sócios.

Além disso, se tiver sócio menor, estrangeiro, jurídico e outras particularidades também não pode ser feito o procedimento por esse novo meio. Então, é um sistema eficiente, mas voltado a casos mais simples.

Possui dúvidas?

Entendemos que são muitos nomes e siglas e isso obviamente atrapalha a vida dos Contadores em seu entendimento. Também não queremos colocar muitas informações em único artigo para não cansar o leitor.

Estamos aqui para facilitar a sua vida e você pode navegar pelo nosso blog e se aprofundar ainda mais sobre este e outros temas gratuitamente.

É essencial contar com o apoio de especialistas para não perder a qualidade nos seus serviços de legalização de empresas.

Fale com nosso time agora mesmo.

Ou se preferir mande um “zap” que estamos prontos para atender seu escritório.

Aproveite para conhecer a Hasa Documentos, pois você pode ganhar mais tempo no seu dia a dia, ter mais eficiência no processo de legalização de empresas e o melhor a um custo muito abaixo, pois será ajustado ao seu exato volume do mês.

Posts Recomendados

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp