Skip to content

Quais empresas são registradas no Cartório?

Existem diversos tipos de empresas e algumas delas devem ser registradas nos Cartórios do Brasil. Cada tipo jurídico tem suas particularidades e demandas próprias, por isso, é importante ficar atento sobre esses aspectos.

Para a existência jurídica de uma empresa, a ação inicial é buscar fazer seu registro. Mas muitas pessoas ainda têm essa dúvida: Onde fazer a abertura? No Cartório ou na Junta Comercial?

É sobre isso nosso conteúdo de hoje! Fique conosco e aprenda mais!


Registro no Cartório

O registro de empresas no Cartório (Cartório de Registro da Pessoa Jurídica) tem suas particularidades, até porque o cartório é uma repartição pública ou privada, que tem a custódia de muitos tipos de documentos e assegura a fé pública.

Por isso, é no cartório que algumas pessoas jurídicas devem buscar sua constituição, ou seja, seu registro. E algumas destas naturezas jurídicas são obrigadas a se registrarem no cartório.

O responsável por abrir a empresa deve procurar o Cartório, levando os documentos necessários, como o DBE, documento básico de entrada (feito no Redesim) e outros.

Mas quais são esses tipos jurídicos registrados no Cartório? É o que você vai ver, em seguida…


Quais são as empresas registradas no cartório?

  • ONGS (Organizações Não Governamentais);
  • Associações;
  • Sociedades Civis;
  • Sociedades de cunho religioso, moral, científica ou literária;
  • Fundações;
  • Condomínios;
  • Associações de utilidade pública;
  • E alguns outros tipos jurídicos, como Sociedades Simples por exemplo.

O registro de uma Sociedade Simples no Cartório só é efetuado quando a constituição for por dois ou mais sócios, onde a prestação de serviço é efetuada por meio dos sócios.

Dizemos isso porque quando se tratar de uma Sociedade Empresária, que visa exercer uma atividade econômica organizada, prevista no Código Civil, seu registro deve ser na Junta Comercial do seu estado.

Quer saber mais detalhes de quando Registrar no Cartório ou na Junta Comercial!? Nesse artigo explicamos para você! – Diferenças de registrar na Junta Comercial e no Cartório.


Afinal, por que registrar uma empresa?

É necessário legalizar a situação de um negócio por vários motivos, veja:

  • Para proteger o patrimônio pessoal: pois quando se trabalha de modo irregular, o responsável coloca seus bens em risco;
  • Ter segurança: uma atividade profissional que não se regulariza pode sofrer penalizações (algumas previstas no Código Tributário Nacional), e até serem fechadas pelos órgãos competentes;
  • Ao regularizar uma empresa, você pode emitir notas fiscais, fazer negócios em nome da pessoa jurídica além de passar mais segurança aos seus clientes.


Terceirize o setor de legalização do seu escritório Contábil

Se você trabalhar em um escritório Contábil, não seria muito mais fácil nesse momento não se preocupar com as burocracias dos registros no Cartório!? E ainda conseguir entregar um serviço de qualidade ao seu cliente…

Ao terceirizar suas atividades de cunho legal, você fica livre para se dedicar à parte estratégica. Assim, fica mais fácil fazer seu escritório crescer e prosperar.

Por isso, apresentamos nosso time, Hasa Documentos, que é voltado para facilitar a vida do Contador, no que diz respeito à legalização empresarial. Nós chame no WhatsApp ou Fale Conosco!

Posts Recomendados

plugins premium WordPress