Skip to content

Por que a Microempresa precisa de Contador?

Saiba que uma Microempresa precisa de um Contador não apenas para atender a exigências regulatórias, mas sim para ter mais segurança e organização contábil.

Neste artigo, veja por que é de extrema importância ter uma Contabilidade de confiança ao seu lado. Vem com a gente…

O que é uma Microempresa?

Uma Microempresa é um pequeno negócio que tem dentre suas características um faturamento bruto anual de até R$ 360 mil.

Conforme pesquisas do SEBRAE, de todos os negócios formalizados no Brasil, 99% deles são Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Por isso, é de suma importância ter segurança em suas operações financeiras e contábeis para buscar a sustentação no longo prazo.

Por que a Microempresa precisa de Contador?

Na realidade e em nossa humilde opinião, todas as empresas sem exceção, precisam de Contador.

Mas na teoria uma Microempresa precisa de Contador para atender com suas obrigações perante o Governo. Só não é obrigatório o Contador quando se trata de uma empresa do tipo MEI (Microempreendedor Individual).

O balanço da empresa, os livros Contábeis e alguns outros documentos legais, todos precisam ter a assinatura de um contador com registro no Conselho Regional de Contabilidade para ter validade.

Além disso, muitas empresas precisam enviar demonstrativos e declarações contábeis para o Fisco, sócios, investidores e outros. Nesse contexto, esses registros também precisam da assinatura de um Contador habilitado.

Dito isso, o Contador pode ainda comandar o planejamento financeiro da empresa e ajudar na execução do plano de ação em conjunto com o empresário.

Inclusive estes Contadores Consultivos são o futuro do mercado para nós.

Por que o Contador é tão necessário para a Microempresa?

Nesse tópico vamos a mais detalhes da necessidade prática de um Contador em uma empresa desse porte.

  • Legalização da empresa

A abertura da Microempresa e obtenção do CNPJ exige uma série de processos e envio de documentos que um empreendedor comum costuma não saber como proceder.

É o contador quem dá todo o apoio na abertura dessa empresa, bem como orienta sobre o regime de tributação mais adequado e outros pontos estratégicos para o estabelecimento começar a funcionar.

  • Geração de relatórios

É o contador quem gera os relatórios que mostram os números do negócio, bem como indicadores de rumos financeiros que a empresa precisa tomar para que o negócio continue sendo competitivo.

Então, o trabalho do contador não se limita somente para atender exigência legais, e sim pode ter uma função estratégica.

  • Gestão financeira

O contador pode ajudar com um bom planejamento financeiro, sendo possível organizar as finanças de uma empresa para que ela cresça de modo sustentável.

Por fim, você viu os motivos pelos quais a Microempresa precisa de um Contador.

Aproveite e acesse os serviços legais da Hasa Documentos.

Somos um time especializado em Societário / Paralegal com atendimento exclusivo para escritórios de Contabilidade.

Ao eliminar a burocracia você pode focar na parte estratégica do seu cliente. Fale conosco!

Veja também| Como abrir uma empresa ME?

Posts Recomendados

plugins premium WordPress

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp