Finalizar o DBE com certificado digital faz parte dos frequentes avanços tecnológicos que transformaram diversos processos burocráticos.
Desde 2001, com a Medida Provisória nº 2.200-02, de 24 de agosto de 2001, a validação dos contratos digitais por certificado no Brasil foi regularizada.
O Certificado Digital é uma assinatura online que possui validade jurídica.
Essa ferramenta garante a proteção às transações via internet e outros serviços digitais. Já que a tecnologia foi desenvolvida para fornecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações.
Por conta do rigoroso processo na emissão e da tecnologia para proteger os dados, o certificado ajuda o titular a autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico. Um exemplo é a assinatura do DBE, onde não é mais necessária sua assinatura a punho pois, se tornou digital.
O que é DBE?
O Documento Básico de Entrada (DBE) é necessário para diferentes procedimentos de uma empresa, ou seja, é usado desde o início até o encerramento.
Todo o processo de emissão do DBE é feito no site da Receita Federal, mediante login e senha ou certificado digital, por meio do sistema Redesim.
Parece complicado… Mas a Hasa Documentos vai te mostrar o passo a passo necessário para gerar o DBE e assinar com o certificado digital.
Preenchendo os dados do DBE
Para solicitar o DBE é necessário ter em mãos os documentos da pessoa física (RG e CPF) e o IPTU do imóvel.
Começamos pela consulta da Viabilidade, que é uma análise antecipada para verificar e confirmar se o estabelecimento pode ser considerado apto para o funcionamento da empresa.
Com a Viabilidade aprovada pode se iniciar o preenchimento do DBE. Através dele será informado todos os dados necessários, e além disso, será encaminhado a todos os órgãos envolvidos no processo.
Para mais informações sobre a viabilidade, confira aqui.
Como finalizar o DBE com o Certificado Digital?
- Acesse o site gov.br, realize o cadastro de forma manual ou com o seu certificado digital;
- Na tela de recuperação, preencha com o protocolo REDESIM e efetue a consulta;
- Clique em Recuperar Protocolo;
- Selecione a opção “Transmissão com Certificado Digital” e logo após Validar;
- Faça a escolha do certificado, onde deverá ser o E-CNPJ da empresa, E-CPF do atual responsável ou o certificado do contabilista, desde que haja um vínculo com a Receita Federal;
- Preencha os dados complementares;
- Finalize o preenchimento e logo após será feita a Transmissão;
Ao chegar na tela de “Recibo de Transmissão da Solicitação” será feito a transmissão com certificado digital.
Não perca tempo com a burocracia
A burocracia reduz a produtividade e consome tempo e recursos da pior forma. Além disso, como Contador, você conhece melhor que ninguém o quanto toma tempo da equipe este tipo de assunto.
É necessário se especializar em serviços de maior retorno e que podem aumentar o seu faturamento.
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