Parceria é a solução para o seu Escritório Contábil. Estudo da Deloitte mostra porque isso é importante
A inovação, que antes era uma característica apenas das grandes organizações, hoje reúne diversos grupos.
Para sobreviver no complexo ambiente de negócios do século 21, empresas se unem a para criar ecossistemas que têm um objetivo principal: inovar e manter sua relevância no mercado.
Em um estudo realizado pela Deloitte, intitulado de “Parcerias para o Futuro”, o tema é tratado com propriedade. Chamados de “ecossistemas de inovação”, as empresas e profissionais se unem e repensam como inovar na produção de bens e serviços.
Com isso, é possível compreender que para transformar os negócios é preciso não apenas das grandes empresas, mas também de pequenas, médias, startups, órgãos públicos e universidades.
Por que entrar em um ecossistema de parcerias?
O estudo mostra que isso amplia as oportunidades de negócio, uma vez que a empresa não ficará presa em apenas uma única visão durante muito tempo. Com parcerias entre diferentes empresas, é possível trazer novas perspectivas, demandas e necessidades que resultam em uma excelência na prestação de serviços.
Isso porque a transformação digital fez com que o ambiente de negócios fosse impactado pela quebra de barreiras entre diversos setores. Outro ponto fundamental é a mudança de hábito do consumidor e o intenso desenvolvimento tecnológico, como Internet das Coisas (IoT), impressão em 3D, inteligência artificial, nanotecnologia e machine learning.
Um exemplo citado no artigo é o mercado de telecomunicações, no qual são criadas parcerias com outras empresas para elevar a qualidade da experiência do consumidor. Por que inicialmente o setor foi idealizado para a transmissão de voz e depois precisou se adaptar para a transmissão de dados. Dessa forma, a parceria permitiu agregar mais expertise, que antes não era considerado tão importante como os serviços digitais.
Hoje em dia, é comum ver empresas criando ecossistemas de parcerias com áreas de tecnologia, marketing e atendimento ao cliente para melhorar o desempenho do negócio. O objetivo disso é driblar a falta de conhecimento em determinadas áreas, importantes para a sobrevivência do negócio.
Como podemos aplicar isso em um escritório contábil?
O artigo também traz dicas de como o empresário pode aplicar estes ensinamentos para impulsionar seus negócios. A primeira coisa a se fazer é estruturar um programa interno de inovação ou no caso de um escritório contábil, revisar processos, custos e valores cobrados. Afinal, se a intenção é aumentar o potencial da prestação de serviços, é essencial que sua empresa esteja organizada.
Com essa cultura implantada nas empresas, as possibilidades de inovação de modelos de negócio já existentes e a criação de novos processos e prestações de serviços são infinitas. Consolidar esta nova forma de inovar vai trazer resultados cada vez maiores, com ganhos para os envolvidos e os consumidores que poderão usufruir de produtos e serviços cada vez melhores.
Sua empresa já tem o hábito de inovar no jeito de fazer negócios?