Skip to content

O que fazer quando a Inscrição Estadual for suspensa?

Alguns processos sobre a atividade de uma empresa devem ser observados para estar com o funcionamento do negócio conforme os deveres legais.

Um negócio com a Inscrição Estadual (IE) suspensa significa que ele não pode mais emitir NF, nem comprar mercadorias, além de não obter a certidão negativa de débito. E isso pode impactar no funcionamento geral da empresa.

Mas antes de falarmos um pouco sobre a suspensão, vamos entender melhor sobre a Inscrição Estadual…


O que é a Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual é atribuída aos contribuintes de ICMS, a qual permite a venda de mercadorias e a emissão de notas fiscais, dentre outras possibilidades.

Esse tipo de inscrição é feita na Secretaria da Fazenda de cada Estado (SEFAZ) e é essencial para o empresário que vai atuar no ramo de comércio, indústria e transporte principalmente.

Em São Paulo, essa inscrição pode ser obtida, através dos sistemas de órgãos públicos como o REDESIM, que, além disso, facilita na abertura e legalização de empresas.

Se você é de São Paulo e ainda não tem uma Inscrição Estadual – Saiba Como conseguir Inscrição Estadual em São Paulo.

Veja, então, abaixo o que deve ser feito para reativar essa inscrição.


Como reativar a Inscrição Estadual?

É essencial procurar sanar essa pendência para evitar o bloqueio da atividade econômica do negócio.

Para reativar a inscrição, é necessário procurar a Secretaria da Fazenda do seu estado e seguir os procedimentos adequados. É importante saber qual motivo levou à suspensão da inscrição estadual, pois será necessário cumprir as normas para corrigir pendências.

Na maioria das vezes as pendências são referentes à:

  • Dados inconsistentes;
  • Recolhimento de tributos.

Se algum pagamento relacionado a tributos não foi feito, essa obrigação deve ser liquidada ou negociada; e, além disso, a comprovação deve ser anexada ao pedido de reativação.

Se no seu estado o serviço eletrônico estiver disponível pela SEFAZ, acesse esse sistema online e, logo após, solicite a reativação da inscrição, já sanando as pendências que foram detectadas.

Depois de pedir, essas informações enviadas serão checadas por um servidor da Sefaz para atender a sua demanda e fazer a reativação da Inscrição Estadual automaticamente.


Delegue esse serviço para a Hasa Documentos

A Hasa Documentos é uma empresa prestadora de serviço especializada em legalização de empresa. Somos habilitados para executar funções operacionais de preparação, protocolo e acompanhamento dos processos até a sua conclusão.

Mas atenção! Atuamos em parceria com exclusividade aos Contadores e Advogados!

Com a gente seu escritório não perde o precioso tempo com esse tipo de burocracia, porque cuidamos desta Inscrição Estadual suspensa para seu cliente. Temos um time que cuida dessas situações e, além disso, de outras demandas para você se dedicar a gestão do seu escritório.  

Converse com algum de nossos especialistas e tire suas dúvidas. Pode nos chamar no WhatsApp ou nós deixar uma mensagem. Fale Conosco!

Também pode conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços.

Garanto que temos as melhores soluções no que tange à legalização e alteração de empresas.

Posts Recomendados

plugins premium WordPress
Depositphotos_321867522_XL 2

Fale com um de nossos especialistas.

Um especialista em legalização estará pronto para te auxiliar na sua demanda Paralegal