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Entenda o que é GOV.BR

O GOV.BR é um portal do governo federal, criado para ser utilizado nos serviços públicos digitais.

Foi estabelecido pelo Ministério da Economia (ME), com a colaboração do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Instituído via decreto presidencial, no dia 11 de abril de 2019, constando o dia 31 de dezembro de 2020 como data final para todos os órgãos de entidades da administração pública federal transferirem seus endereços eletrônicos para o portal único.

Para que serve o GOV.BR?

O governo implementou esse portal para facilitar o acesso aos serviços públicos digitais. Canal único, no qual o interessado é encaminhado a vários serviços dos órgãos federais, através de usuário e senha.

Todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal se adequou às regras do portal do GOV.BR.

Todos os serviços oferecidos pelo gov.br precisam da garantia de identificação de cada cidadão. Alguns dos serviços públicos digitais encontrados neste Portal são:

  • VRE (Licenciamento de empresas);
  • MEI (Microempreendedor Individual);
  • INSS;
  • E-CAC;
  • CTPS Digital;
  • Entre outros.

Como criar cadastro no GOV.BR?

I – Acesse o Portal do GOV.BR

Na página inicial do portal, selecione a opção “Acesse sua conta gov.br”, do lado esquerdo da tela e logo em seguida “Crie sua conta”;

II – Preencha os dados

Será necessário inserir os dados para iniciar o processo de criação da conta. Os dados serão:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Telefone celular e e-mail.

Aceite os Termos de Uso e Política de Privacidade e continue com o processo.

III – Valide os dados informados

Para habilitar a conta e prosseguir com o cadastro é necessário validar os dados informados. Escolha entre a opção receber e-mail ou código por SMS.

Se a escolha for por e-mail, será encaminhado um link de ativação. Lembrando que esse link é válido por 15 minutos, se ultrapassar esse tempo será necessário realizar uma nova solicitação.

Agora se a escolha for por código via SMS, receberá uma mensagem por SMS. Pegue esse código e insira no portal para continuar o processo.

IV – Crie uma senha

Essa é a última etapa para criar o cadastro, preencha com o CPF e crie uma nova senha.

Aplicativo Gov.BR

Existe o aplicativo do gov.br, que possui a permissão de criar uma nova conta ou trocar senha no Login Único por meio de validação facial.

Esse app tem a função de reunir os documentos em um só lugar e provar com segurança, a sua titularidade em meios digitais.

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