Skip to content

Curiosidades da Legalização

Legalizar uma empresa é dar existência jurídica a ela. Além disso, é crucial a qualquer negócio, pois permite que usufrua de benefícios não concedidos a empresas irregulares.

Com a legalização, os empresários são capazes de aproveitar de todos os benefícios que têm direito. Alguns desses direitos são: emissão de notas fiscais e solicitações de recursos juntos a instituições financeiras, por meio de empréstimos e financiamentos.

Milhares de empresas ainda não estão legalizadas no Brasil. Muitas ainda trabalham na informalidade, por acreditarem que não estar em dia com as suas obrigações, é mais vantajoso e econômico. Contudo, não é sempre assim que funciona.


O que significa a Legalização de uma Empresa?

A Legalização de Empresas equivale a uma sequência de processos que devem ser cumpridos para regularizar a situação de um negócio.

Esses processos de legalização podem variar, dependendo do local e da atividade que deseja abrir. Além dos registros comuns o responsável deve ficar atento, pois podem ocorrer outras exigências, como: alvarás e permissões de órgãos.


Por que é necessário Legalizar uma Empresa?

I – Proteção Patrimônio Pessoal

Quando uma empresa trabalha irregular, coloca em risco o seu patrimônio pessoal.

Com o CNPJ regularizado, o empresário não se confunde com a empresa, impedindo que suas dívidas de pessoa jurídica comprometam o capital pessoal dos sócios.

II – Mais segurança

Com a empresa aberta de maneira irregular, a qualquer momento se pode tomar multas pesadas ou ainda pior, as portas serem fechadas pela fiscalização.

Logo após a legalização da empresa e o CNPJ adquirido a mesma passa a existir oficialmente. Mas precisa se adequar a todas as obrigações exigidas pela sua atividade antes de começar os trabalhos.

III – Emissão de Notas Fiscais

Após o registro você terá o CNPJ, e com ele é possível emitir notas fiscais.

A emissão desse documento permite o registro fiscal da venda ou da prestação de serviço, sendo está um comprovante dessas operações.

Com essa funcionalidade disponível, a empresa tem a autonomia de manter um bom relacionamento com fornecedores, além de ser essencial para gerar confiança aos clientes.


Como legalizar uma Empresa?

Hoje é possível constituir algumas empresas de maneira 100% online. Todos os procedimentos estão passando por evoluções, e estas mudanças constantes. Por mais que gerem dor de cabeça no início, tem o intuito de aumentar a eficiência do nosso processo burocrático.
É um processo relativamente simples, mas, apesar disso, depende bastante das exigências de cada região e do segmento que o empresário deseja atuar.


Passo a Passo para Abertura de Empresa

  •  Consulta de Viabilidade: Verificação se é possível realizar a atividade desejada no local pretendido;
  • Preenchimento do DBE e outros formulários para solicitação do CNPJ;
  • Envio ao órgão competente: Junta Comercial ou Cartórios;
  •  Alvará de Funcionamento e afins: Esses processos variam de acordo da localidade e atividade da abertura.


Por que as Contabilidades terceirizam a legalização de empresas?

Um dos principais fatores que levam os escritórios a terceirizar, é a redução de custos. Ou seja, os custos de um setor legal dentro do escritório podem ser usados de forma estratégica em outras áreas.

A responsabilidade de ter especialistas em determinado área é totalmente do contratado, ou seja, após terceirizado este departamento o gestor não precisa se preocupar com treinamentos e mudanças de procedimentos.

Nós da Hasa Documentos oferecemos serviços exclusivos para Contadores.

Se você é Contador, não tenha dores de cabeça, deixe que especialistas resolvam isso para você. Fale conosco!

Posts Recomendados

plugins premium WordPress
Depositphotos_321867522_XL 2

Fale com um de nossos especialistas.

Um especialista em legalização estará pronto para te auxiliar na sua demanda Paralegal