Skip to content

Contador Consultivo: Como assim?

Se você é da área já deve ter ouvido este termo e se não, muito provavelmente irá ouvi-lo em breve.

Um Contador Consultivo ajuda o empresário na tomada de decisões estratégicas, orientando sobre os rumos que a empresa precisa tomar.

Em outras palavras, podemos dizer que ele deixa de ser aquele “Contador que apenas controla obrigações e administra impostos” para ser o “Contator Parceiro Estratégico”.

Desde os primórdios, o Contador é aquele que tem o poder dos dados nas mãos e muitas vezes acaba não usando… A análise destes números de forma orientativa, pode tornar as empresas mais prósperas e sustentáveis.

Em meio a transformação digital e novas tecnologias como a inteligência artificial, é necessário que todos os profissionais busquem oferecer soluções além das tradicionais. Vamos a mais detalhes…

 

O que é um Contador Consultivo?

Um Contador Consultivo é aquele que se volta para o serviço de consultoria, ampliando sua atuação junto às empresas dos clientes.

Ele tem o papel de gerar sugestões para ações estratégicas com base na análise de números do DRE, Balanço Patrimonial e outras fontes de informação da organização.

Esse profissional vai além das atividades contábeis tradicionais; E passa a ser um consultor que contribui estrategicamente para gerar resultados, expandir e crescer.

Este assunto interessou? Já cogitou remodelar o seu escritório? Então vamos te ajudar com algumas dicas…

 

Dicas para você ser um Contador Consultivo

Se você concorda que este é o futuro, separamos algumas sugestões de como você pode dar o ponta pé inicial nesta direção. Veja como:

 

I – Busque conhecimentos em gestão estratégica

O primeiro e mais importante passo é afiar seus conhecimentos sobre análise de balanços, fluxo de caixa, ciclo financeiro e gestão estratégica. Existem milhares de cursos neste aspecto, nossa sugestão é procurar alguns que são específicos para profissionais da Contabilidade.

 

II – Aprofunde no modelo de negócios do seu cliente

É obvio que as mesmas ações não servirão para todos os seus clientes e por este motivo é necessário se aprofundar no modelo de negócio, na sua área de atuação, e ajudar essas empresas a se profissionalizarem para o foco em resultado.

O contador pode ajudar, por exemplo, o empresário a dominar seus números, fazer a gestão eficaz das finanças e tomar decisões com base em sua realidade e performance.

Por isso, você contador deve se transformar em um Consultor!

 

III – Eduque seu cliente sobre as novidades tecnológicas

Estamos vivendo uma constante revolução tecnológica, e o seu cliente precisa estar antenado a isso. Quem melhor para alertá-lo (e ele ouvir é claro) que o profissional que tem acesso a tudo sobre a empresa dele.

Eduque seu cliente sobre a necessidade de acompanhar as tecnologias do mercado de atuação. Claro que o nível de orientação irá depender do seu acordo com ele, mas estar a frente e se posicionar sobre a importância é um belo começo para abrir o caminho para ser o Contador Consultivo dele.

Porque a tecnologia não vai acabar com o Contador.

 

IV – Abra o leque de soluções

Ofereça ou direciona ofertas que vão além da contabilidade. São aquelas soluções que ajudarão o empresário a desenvolver seu negócio, tais como:

  • Soluções de crédito;
  • Seguros Diversos;
  • Soluções de Investimentos etc.

São soluções que o empresário ainda não conhece e você pode “abrir os olhos dele” a respeito dessa oportunidade. Antes estes produtos eram oferecidos apenas pelos bancos tradicionais, porém se alguém de confiança analisar e sugerir, o grau de aceitação será muito maior.

Para isso, você precisa ficar bem-informado sobre as novidades e tendências, novos produtos financeiros e outros fatores que podem favorecer o negócio de seu cliente.

 

V – Crie um plano de migração e comece devagar

Evoluir para um novo patamar, andando junto com a tecnologia e fazendo a diferença na vida do cliente envolve muitos detalhes. É necessário um plano adequado as suas necessidades para evitar problemas e garantir o resultado apropriado.

Além do mais você deve manter os resultados atuais e ter que se dividir entre aprender, captar e atuar será um desafio.

Nossa última dica é para materializar a migração profissional. Gere tempo através de automações com Softwares para fazer as tarefas repetitivas ou a Terceirização de departamentos custosos e trabalhosos do seu escritório…

Chegou a hora de investir seu tempo transformando a sua Contabilidade Tradicional em uma Contabilidade Consultiva…

Solicite nosso apoio na terceirização do seu Societário! Conheça a Hasa Documentos.

Saiba mais| Por que as Contabilidades Terceirizam a legalização das empresas?

Fale com nossos especialistas.

Posts Recomendados

plugins premium WordPress
Depositphotos_321867522_XL 2

Fale com um de nossos especialistas.

Um especialista em legalização estará pronto para te auxiliar na sua demanda Paralegal