Abrir uma empresa já é difícil e mantê-la com resultados positivos é ainda mais desafiador… Às vezes o plano dá errado e por isso muitos empreendedores resolvem fechar suas empresas.
Além de uma crise econômica, muitos outros fatores levam um empresário a querer fechar as portas. E se a empresa estiver endividada, é necessária maior cautela quando for tomada a decisão de encerramento. Pior ainda é quando a empresa fica esquecida, ai a dor de cabeça só aumenta…
Mas, como proceder para fechar uma empresa endividada? Acompanhe e aprenda mais!
Como fechar uma empresa LTDA com dívidas?
Para fechar uma empresa LTDA com dívidas, siga esse passo a passo. Vale lembrar que além da LTDA, outros tipos de empresas também podem seguir esses passos, menos o MEI (Microempreendedor Individual) que possui muitas particularidades, então bastante cuidado!
Veja como proceder quanto ao fechamento da empresa LTDA com dívidas:
· Prepare os documentos iniciais para a Baixa
Procure ajuda técnica nesta etapa. Um Contador de confiança é sempre a melhor opção. Basicamente você precisará elaborar um contrato seguindo os moldes do registro de cancelamento e com as características da sua empresa.
· Preencha o DBE e outros formulários da Junta e Receita.
Isso pode ser feito pelo portal REDESIM, preenchendo o formulário de baixa e enviando-o por esse site. Fique atento para as informações e solicitações que são mostradas nesse processo.
Tudo sobre o DBE – Tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas.
· Faça o protocolo de distrato na Junta Comercial
Aqui é onde você junta os formulários com o contrato assinado seguindo todas as obrigações, como por exemplo: especificando o atual patrimônio da empresa, bem como a divisão de bens e lucros.
É preciso ainda, mostrar o motivo do fechamento, dentre outas informações a depender do caso. Após o protocolo acompanhe se haverá exigências (indeferimentos), pois se ocorrer atenda com urgência e envie novamente para o órgão.
· Faça o fechamento nos órgãos devidos
A Junta Comercial e a Receita Federal são os órgãos iniciais. Quanto aos outros órgãos, como Secretaria da Fazenda, Prefeitura e outros, a baixa depende do tipo de atividade empresarial e dos registros existentes.
Para alguns tipos de atividade econômica, os débitos com a prefeitura precisam estar quitados antes de pedir a baixa. Caso o contrário não será possível baixar o registro no Município.
Outros débitos, como os da Previdência Social, débitos de natureza trabalhista e tributos não serão um problema. Isso porque eles irão para o CPF do responsável pela empresa.
Afinal, o que acontece com as dívidas?
As dívidas ainda existirão porque o fechamento da empresa não faz a liquidação desses débitos, mas como dito ocorrerá à transferência.
Então, a pessoa física responsável pela empresa fica incumbida por quitar esses débitos.
Tem a intenção de transferir essa sua dívida para outra empresa!? Saiba se é possível – É possível transferir a dívida de uma outra empresa?
Como Hasa pode te ajudar?
Como dissemos, cancelar uma empresa com dívidas é melhor que não cancelar e deixar ela de lado. Em muitos casos a dor de cabeça só aumenta e obviamente o custo para resolver a situação também.
Sempre esteja acompanhado de um Contador para evitar problemas no futuro.
A Hasa Documentos conta com especialistas em fechamento, abertura e alteração de empresas com atendimento a Contadores parceiros.
Se você for Contador deixe o trabalho pesado conosco e seu papel será apenas colher as assinaturas do empresário.
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Agora se você for o Empresário(a) que quer fechar uma empresa, primeiramente parabéns por chegar até aqui… Por mais que seja possível fazer a baixa sozinho, é sempre aconselhável que tenha um Contador te acompanhando pois sem ele dificilmente você terá acesso ou conseguirá entregar algumas declarações Contábeis que são obrigatórias para o cancelamento.
Aqui na Hasa não podemos te atender, mas se precisar de alguma indicação pode ligar para nossa equipe.