Início » Licenças » Como emitir Alvará de Funcionamento em São Paulo?

Como emitir Alvará de Funcionamento em São Paulo?

No processo de abertura de uma empresa, surgem algumas dúvidas, dentre elas estão as que recaem sobre a permissão e legalização da operação que será realizada. É nesse momento que surge o alvará de funcionamento.

Como funciona o Alvará de Funcionamento?

O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa a exercer as suas atividades em determinados locais de acordo com as normas vigentes estabelecidas. Esse, é concedido pela prefeitura do município onde será instalada a empresa, ou outro órgão governamental.

Com esse documento, a empresa está legalizada perante a prefeitura municipal. Dito isso, é preciso lembrar que cada prefeitura do estado de São Paulo é quem determinará suas normas de zoneamento urbano e código de posturas.

Porém alguns pontos são comuns no que diz respeito à solicitação do alvará, e são eles:

– Pedido de viabilidade;

– Definição do tipo jurídico da empresa;

– Definição do endereço da empresa;

– Classificação das atividades exercidas pela empresa.

Dentro do processo da validação do alvará de funcionamento, existem atividades que exigem outras licenças, a depender do grau de complexidade da atividade exercida. Entre elas estão:

Licenças emitidas pelo Corpo de Bombeiros: essa entidade irá verificar as normas de segurança e sinalizará se qualquer adequação vier a ser necessária, para o devido funcionamento no local;

Licenças Ambientais: expedida por diversos órgãos municipais e estaduais do meio ambiente e Ibama (âmbito federal). Essa licença costuma ser exigida para indústrias metalúrgica, mecânica, têxtil, vestuário, madeira, química, obras civis, transporte, turismo, atividades agropecuárias e outras;

Licenças Sanitárias: depende da aprovação da ANVISA ou vigilância sanitária da região. É obrigatório para empresas que trabalham com a venda de alimentos, cosméticos, produtos de higiene e perfumes, medicamentos, insumos farmacêuticos, saneantes e produtos para saúde.

Documentos para emissão do Alvará

Os documentos necessários para a obtenção do alvará de funcionamento em São Paulo, também podem variar de acordo com o município e o grau de complexidade da empresa, mas em geral, entre os documentos que são solicitados estão:

– Planta do imóvel onde o imóvel será instalado;

– Cópia do IPTU;

– RG e CPF da pessoa responsável pelo empreendimento;

– Escritura do imóvel e contrato de locação, se essa for à situação;

– Laudo de avaliação técnica.

Tipos de Alvará de Funcionamento

Ao todo, são quatro variações do alvará de funcionamento:

– Auto de Licença de Funcionamento (ALF)

– Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF-C)

– Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF)

– Alvará de Autorização para Eventos Públicos e Temporários

A maior parte das empresas necessita do alvará de funcionamento, embora em algumas situações ele seja dispensado.

A falta do alvará em São Paulo pode ocasionar multa para a empresa e, em caso de reincidência, pode ocasionar a autorização do encerramento das atividades pelas autoridades fiscalizadoras.

Como tirar o Alvará de Funcionamento no Brasil?

Possui dúvidas nesse processo de legalização de empresa? Temos especialistas prontos para lhe auxiliar.

A Hasa Documentos é especializada neste assunto, trabalha com preços tabelados e cobra apenas por serviço solicitado.

Nosso foco é agilizar e facilitar a burocracia, trazendo comodidade a todos os escritórios de Contabilidade.

Converse com algum de nossos especialistas. Fale conosco!