5 dicas para melhorar a gestão do escritório contábil

A gestão do escritório contábil é um tema importante. Afinal, fazer toda a administração de uma empresa requer atenção em todos os detalhes, desde a gestão de pessoas até a prospecção de novos clientes. Mas para quem busca mais lucratividade e eficiência durante todo o processo, é fundamental estar por dentro de tudo. E para te ajudar, nós listamos algumas das principais dicas que você deve seguir. Confira!

Sexta, 24 de maio de 2019


A gestão do escritório contábil é um tema importante. Afinal, fazer toda a administração de uma empresa requer atenção em todos os detalhes, desde a gestão de pessoas até a prospecção de novos clientes.

Mas para quem busca mais lucratividade e eficiência durante todo o processo, é fundamental estar por dentro de tudo. E para te ajudar, nós listamos algumas das principais dicas que você deve seguir. Confira!

1: Delegar tarefas é fundamental

Um bom gestor é aquele que estabelece responsabilidades para cada colaborador. Quando menos você centralizar as tarefas em uma única pessoa, mais prático será o dia a dia da empresa.

Por isso, tenha uma equipe de confiança e defina os responsáveis por recolhimento de impostos, folha de pagamento, atendimento, lançamento de notas fiscais, balancetes, cálculo de impostos, entre outras atividades essenciais para um escritório contábil funcionar com qualidade.

2: Garanta uma boa comunicação da equipe

Independente da atuação da empresa, um dos principais entraves encontrados é a comunicação falha entre as pessoas. Aqui, a dica é fazer com que todas as informações fluam entre as equipes. Vale fazer reuniões semanais ou quinzenais para planejar o trabalho e atualizar todos do andamento das tarefas. Além disso, ouça as dificuldades encontradas e busque uma solução em conjunto. Cada membro do time precisa estar ciente dos prazos e atividades a serem realizadas.

3: Faça uma precificação adequada

Evite prejuízos na sua empresa com uma precificação correta. Faça um levantamento de todos os serviços prestados, horas utilizadas para a realização das tarefas e assim identificar a margem e valores cobrados por cada serviço. Assim, você garante que todos os custos fixos e variáveis sejam cobertos e você ainda consegue lucrar para ampliar o escritório.

4: Defina um nicho de atuação

A melhor forma de fidelizar seu cliente e oferecer um serviço especializado e de forma diferenciada. O segmento contábil por ser muito amplo, definir um nicho garante que você tenha um conhecimento mais detalhado em determinada área, o que irá garantir um diferencial de destaque o seu escritório.

Para isso, vale fazer uma análise do que está sendo oferecido pelos concorrentes e quais são as potenciais áreas que podem trazer um retorno significativo para seu escritório.

5: Foque nas atividades estratégicas

Além de definir o campo de atuação e os serviços que serão prestados, o seu escritório precisa se atualizar constantemente. Afinal, as legislações, regras contábeis e fiscais mudam frequentemente - e não estar atualizado com uma delas pode gerar problemas para seu cliente.

Mas como garantir que toda equipe esteja atualizada em um ambiente que muda constantemente como o do Brasil? A verdade é que esse é um dos maiores desafios dos escritórios contábeis brasileiros.

E uma das estratégias muito utilizadas pelas empresas é focar em suas atividades fim e delegar a parceiros todas as atividades que geram muito esforço operacional e pouco valor ao cliente.

Sabemos que nem sempre é possível aplicar todas as dicas ao mesmo tempo, ou pode até ser que algumas delas você até já esteja utilizando em seu negócio. O mais importante é analisar o planejamento estratégico com frequência e se necessário adequá-lo à realidade do momento, uma vez que o mercado está sempre em constante mudança.

Precisando de uma empresa para auxiliar seu escritório? Conte com a Hasa Documentos. Nosso principal compromisso é facilitar a burocracia, trazendo mais agilidade para os serviços prestados pela sua empresa.


TAGS desta postagem

voltar