Como contabilizar Bitcoins?

Muito tem se falado em Bitcoins e a definição ainda é um pouco confusa, mas os contadores devem indagar a seguinte pergunta: Como contabilizar bitcoins? “Bitcoin é uma rede que funciona de forma consensual onde foi possível criar uma nova forma de pagamento e também uma nova moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os usuários é que gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central. Da perspectiva do usuário, Bitcoin funciona como dinheiro para a Internet.”

Quinta, 19 de abril de 2018


Muito tem se falado em Bitcoins e a definição ainda é um pouco confusa, mas os contadores devem indagar a seguinte pergunta: Como contabilizar bitcoins?

“Bitcoin é uma rede que funciona de forma consensual onde foi possível criar uma nova forma de pagamento e também uma nova moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os usuários é que gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central. Da perspectiva do usuário, Bitcoin funciona como dinheiro para a Internet.”

Primazia da essência sobre a forma

Como ainda não existe uma forma legal dos Bitcoins, ou seja, nenhuma lei cita essa modalidade aqui no Brasil, precisaremos aplicar essa primazia para realizar essa contabilização.

E o que isso quer dizer? Que vamos usar o que há de mais nobre na profissão contábil: A interpretação e julgamento do profissional sobre uma transação.

A primazia da essência sobre a forma vem falar justamente sobre isso, independente da forma como uma transação ocorre, devemos considerar a essência no nosso julgamento de como contabilizar bitcoins.

Investimento x ativo intangível x estoque

Essa sempre foi uma questão bastante interessante e já gerou muita discussão nas salas de aula. Vamos a um exemplo prático: A compra de um terreno é classificada em qual conta? A resposta é: Depende.

Mas como assim? Depende do quê? Depende do objetivo da empresa na compra desse terreno. Se ela comprou para construir algo nele com o objetivo de utilizar para as suas dependências, então é um Ativo Imobilizado.

Se ela comprou para revender, ou seja, a empresa é uma imobiliária, então é um estoque. Já se ela comprou como uma forma de investir seu dinheiro, acreditando na valorização daquele terreno, então é um investimento.

Mesma coisa vai acontecer com os Bitcoins, vai depender do seu objetivo na hora da compra dessa moeda digital.

Então como contabilizar bitcoins?

Exceto para o caso de uma empresa especializada em compra e vender bitcoins, a aquisição se classificará como Investimento. Ou seja, será feita da seguinte forma:

D – Investimentos em bitcoins – “Pelo valor de aquisição”

C – Banco (Se foi à vista) – “Pelo valor de aquisição”

Cabe ressaltar o grau de liquidez desse ativo, se for a menos de 1 ano ele vai se encontrar no Circulante, caso seja maior que 12 meses, ficará no Não circulante.

Fonte: contabilnews.com.br


TAGS desta postagem

voltar